Basta haver o atraso no ciclo menstrual, para começar a surgir dúvidas ou preocupações sobre uma possível gravidez. O atraso menstrual, seios inchados e enjoos, são considerados os primeiros sintomas que uma mulher esteja grávida. Mas é preciso ter muita calma. Isso porque, esses sintomas podem estar relacionados a outros fatores, como alguma alteração na saúde da mulher.

Como saber se estou grávida?

É claro que muitas mulheres descobrem ou conseguem associar esses sintomas com a confirmação de uma gestação. Apesar disso, há relatos de mulheres que ficam grávidas, sem sentir enjoos e pro exemplo. Afinal esse é um sintoma de gravidez.

Com relação ao atraso menstrual, o mais indicado é fazer um teste de farmácia e passar por consulta médica.

Exames para confirmar uma possível gestação

Uma das pesquisas mais realizadas na internet quando há uma suspeita de gravidez, é se há testes caseiros que possa confirmação a gestação.

Muitos desses testes de gravidez caseiros, são baseados em crenças populares, sem haver nenhuma comprovação científica sobre sua validade, o mais recomendável em um primeiro momento é comprar um teste de gravidez vendido em farmácias, sua, eles tem uma alto índice de confiabilidade nos seus resultados, mas independente disso, é muito importante procurar orientação médica.

Somente o médico poderá encaminhar para a realização de exames clínicos mais confiais, que são:

Dosagem sanguínea ou urinária do hormônio hCG (Beta-hCG): Exame clinico solicitado pelo seu médica, com objetivo de medir a taxa do hormônio hCG presente no orgonismo da mulher, a confirmação da presença desse hormônio é confirmação certa de gravidez, pois ele somente é produzido, quando há fertilização do embrião no útero

Ultrassonografia do útero: A Ultrassonografia é um exame clinico não é invasivo solicitado pelo médico, é por meio dele, que o médico pode ter uma visualização de todo o aparelho reprodutor feminino, útero, ovários e trompas. Na gravidez esse exame cria uma imagem digitalizada do útero, bebê e placenta, para conferir a saúde do feto, desenvolvimento etc.

É possível engravidar sem apresentar os sintomas mais conhecidos de uma gravidez?

Já está em nosso imaginário aqueles sintomas clássicos de gravidez, que aparecem em filmes e novelas, como os desejos por alimentos diferentes, enjoos, seios inchados, atraso menstrual e náusea.

Mas como falamos anteriormente, esses sintomas não poder ser utilizados unicamente para confirmar uma gravidez, afinal nem todas as mulheres sente esses sintomas, somente através de exames clínicos é possível confirmar ou não uma gestação.

Quando surge a duvida de uma gravidez sem sintomas estamos falando exatamente dos sintomas clássicos, que podem ser sentido com maior ou menor intensidade, variando em cada mulher.

Uma boa parcela das gestantes, não sente enjoos, já com relação a frequência de urinar é mais comum entre as mulheres.