Quem foi que disse que, pilotar uma motocicleta, é coisa apenas destinada ao universo masculino? Cada vez mais, as mulheres estão descobrindo o prazer e praticidade de andar de moto. Seja para enfrentar o trânsito das grandes cidades, ou para um relaxante passeio nos finais de semana.

Mulheres conquistas as ruas sobre duas rodas

O país conta com 21,3 milhões de pessoas habilitadas a pilotar motos. As mulheres representam 25% dos habilitados. Os dados são DENATRAN, divulgados em 2018.

Mas, ao olhar para a tendência de compras de motos, já constada que elas, representa quase a metade das compras. Somente em 2017, 40% das motos vendidas no Brasil, são destinadas ao público feminino.

Em um mercado que já foi dominado pelo publico masculino, mulheres também descobriram as facilidades e liberdade em pilotar uma moto. Entre os motivos das compras estão: O intenso tráfego que não pára de crescer nas grandes cidades, facilidade de locomoção para o trabalho, faculdade e lazer, bem como um designe mais atraente, pensado nas mulheres.

Outra característica está no objetivo das compras. E, isso pode ser comprovada no número de mulheres que compram uma moto para trabalhar no segmento de motofrete. Nesse mercado elas representam apenas 2%. Ou seja, elas buscam comprar uma moto para uso exclusivo como mobilidade urbana.

Participação feminina no mercado de motos

Quais são as melhores motos para o público feminino

Ao abordarmos os modelos de motos mais indicadas para o público feminino, não temos a pretensão de ditar regras sobre certo ou errado. Vale lembrar que, os fatores que uma moto pode ser indicada ou não para uma mulher, estão relacionados mais ao tamanho da moto vs estatura da mulher.

No mais, independente de modelo, cilindrada ou marca, qualquer moto pode ser indicada ao público feminino.

O mais importante na hora de escolher a primeira moto, é observar qual finalidade de uso, se para o dia a dia ou finais de semana. Bem como a praticidade de pilotagem e segurança.

Definir qual a melhor moto feminina pode ser uma tarefa subjetiva. Pois existem muitos fatores envolvidos na escolha de um modelo. Mas, existem aspectos que podem ser mensuráveis sobre as modelos mais comprados pelas mulheres.

Conheça alguns modelos de motos mais indicadas para mulheres.

Então vamos definir aqui as nossas motociclistas em: modelos urbanos, estradeiras, aventureiras e de finais de semana.

Yamaha Neo 125 c

Motos Indicadas para mulheres baixinhas

Mulheres baixinhas, com estatura de até 1.60, encontram maior dificuldade em encontrar um modelo, que seja ao meso tempo fácil de pilotar e ergonômica.

Por isso as principais marcas de motos do mercado, vem desenvolvendo modelos específicos para atender as mulheres com estatura mais baixa.

Um exemplo, são os modelos Yamaha Neo 125 cc, Honda Biz 110cc e a Scooter Honda PCX, também da Honda.

Moto para mulher - Honda Biz 110cc

Moto idela para mulher Scooter Honda PCX

Motos para o uso em áreas urbanas

Aqui o que vale mesmo é a praticidade, facilidade pilotagem em trânsito congestionado, conforto e economia. Nessa classe, estão os modelos de baixa cilindrada como as scooters e motos de até 125 cc. Nessa categoria, se destacam os modelos da Susuki Burgman, Yamaha Neo 125 cc, A Honda Biz 110cc e a Scooter PCX, também da Honda.

Esses modelos são ideais para quem deseja utilizar sua mota para ir o trabalho, academia ou ir à faculdade.

As scooters levam uma ligeira vantagem em relação a outros modelos. Pois todas vem como um compartimento extra, embaixo do banco. Ele pode ser útil para guardar o capacete, bolsas e outros acessórios.

Já para quem busca custo e beneficio, a opção fica por conta da Dafra ZIG 50, esse modelo faz até 67 quilômetros com apenas 1 litro de gasolina. Outra vantagem desse modelo, por ser de baixa cilindrada, ela é indicada para quem está iniciando na pilotagem de motos.

Moto feminna Dafra ZIG 50

Motos para uso nos finais de semana

Aqui estão as motos para mulheres que preferem aproveitar toda a liberdade de pilotar nos finais de semanas e feriados, quando há pouco transito nas cidades.

Nesse segmento, as motos de média e alta cilindrada são as mais indicadas e preferidas pelo publico feminino como a Honda CB 300R, Honda NX 400i Falcon, Yamaha XJ6 N, Suzuki B-King e Dafra Next 250.

Motos estradeiras

Aqui estão os modelos de todas as apaixonadas por motocicleta. As motos custom, apesar do seu porte e tamanho, são confortáveis e de fácil pilotagem.

Esse são modelos perfeitos para quem gosta de se aventurar pelas estradas, descobrindo novos lugares, paisagens e cidades. Nesse segmento, podemos destacar a Harley-Davidson 883R, Honda Shadow 750, Suzuki Boulevard M1500 e Yamaha XVS950A Midnight Star.

Honda Shadow 750 - Pensando em comprar uma moto? Modelos de motos para mulheres

Dicas importante antes de comprar a sua moto

Dicas importantes antes de comprar a sua moto, é levar em conta o seu porte físico, estatura, local para estacionar, valor do seguro e aspectos de segurança também deve ser considerados, pois algumas motos são mais visadas por assaltantes.

Outra dica importante é perguntar para quem já tem algum modelo desejado, para saber mais detalhes de pilotagem, segurança, além disso, nunca compre sua moto, sem antes fazer curso de pilotagem e ter sua habilitação.

Vendas de acessórios também estão em alta

Com o aumento da participação feminina no mercado de motos, outra indústria que está em alta, é a confecção de acessórios. Mais antenadas nos detalhes, elas trouxeram mais estilo e um ar fashion para o setor. Em lojas especializadas é possível encontrar mais de 600 itens para mulheres, entre capacetes, capas de chuva, jaquetas, botas, entre outros apetrechos.

Apesar de muito relacionada ao universo feminino, quando o assunto é comprar capacete, botas e jaquetas, a cor rosa, não é a preferida.