Dieta das proteínas pode ajudar na queima de gordura forma saudável

A dieta das proteínas é uma daquelas coisas que provocam amor e ódio. Muito contestado no meio médico pelos danos nocivos que pode causar ao organismo. Por outro lado, tem uma legião de adeptos, inclusive famosos que optaram por uma dieta alimentar rica em proteínas.

Apesar dos riscos, não para de crescer o número de pessoas que optaram por esse método para emagrecer rápido. Ou seja, uma dieta de baixo consumo de carboidratos. Isso porque, apesar dos riscos a saúde, ela promete resultados rápidos na perda de peso e emagrecimento. Outra vantagem atribuída à dieta a base de proteínas, é no ganho de massa muscular.

Dois programas alimentares de baixo consumo de carboidratos e ricos em proteínas, disputam a preferência do púbico: A Dieta de Atkins, desenvolvida pelo Dr. Robert Atkins na década de 1960, e a Dieta Dukan, desenvolvida pelo Dr. Pierre Dukan, publicado no ano 2000.

Em sua página na web a nutricionista Aline de Andrade, explica a diferença entre as duas dietas: A Dieta Atkins permite todos os tipos de proteína enquanto a Dieta Dukan não prevê o consumo de proteínas com alto teor de gordura. Os legumes são muito importantes na Dieta Dukan, enquanto a Dieta Atkins é mais restrita quanto ao consumo dos mesmos.”

Livros e revistas especializadas divulgam diferentes programas alimentares que levam o nome de “Dieta das proteínas”. São regimes indicados para quem busca perder peso rápido ou simplesmente manter a forma.

Para conseguir os resultados prometidos, é preciso seguir todos os passos do programa alimentar. O cardápio consiste basicamente em priorizar o consumo de alimentos ricos em proteínas como peixes, aves, queijos brancos, ovos e leguminosas. Bem como a diminuição no consumo de carboidratos como pães, biscoitos, macarrão e massas em geral.

Como funciona a  dieta das proteínas ?

Os alimentos ricos em proteínas dão mais saciedade ao organismo, isso porque sua digestão é mais demorada em relação aos carboidratos.

Essa sensação de saciedade provoca um ciclo benéfico ao organismo, que passa a ter menos necessidade em consumir alimentos ricos em carboidratos e doces.

A queima de gordura começa a partir do momento em que o organismo começa a utilizar a gordura armazenada no corpo como sua principal fonte de energia.

Outro benefício prometido com esse tipo de regime de emagrecimento está na aceleração do metabolismo, provocada pelos alimentos proteicos. Assim, muitas pessoas atribuem também como vantagem, o ganho de massa muscular.