Conheça alguns fatos e curiosidades sobre a gravidez

A gravidez é um momento mágico na vida de toda mulher, é claro que muitas gestações, não foram planejada, pegando a futura mãe de surpresa. Afinal está gerando uma nova vida dentro do seu corpo, e dúvidas, medos e ansiedades surgem nesse período.

Por isso, é importante manter-se bem informadas sobre os principais sintomas da gravidez, gestação mês a mês e dicas e informações sobre a saúde da gestante e do feto.

Curiosidades sobre a Gravidez

Para você que é mãe de primeira viagem ou está planejando a sua primeira gravidez, preparamos um artigos com alguns fatos e curiosidades sobre a gravidez. Vale lembrar que, esse artigo é apenas informativo, nunca deixe de procurar seu médico regularmente para ter uma gestação saudável e tranqüila.

Durante os noves meses de gestação, a mulher percebe grandes transformações físicas e psicológicas em seu corpo. Tudo isso para, que o feto tenha um ambiente seguro e saudável durante o seu desenvolvimento.

Já nos primeiros sintomas da gravidez, a gestante é bombardeada por uma carga enorme de hormônios, fazendo o corpo apresentar alterações de peso, aumento das mamas, alteração no útero, mudança no olfato etc.

O enjôo é uma das características clássicas entre os principais sintomas de gravidez, mas vamos as nossas curiosidades sobre a gravidez.

Olfato super poderoso

Devido aos altos níveis dos hormônios estrogênio e gonadotrofina coriônica, muitas gestantes percebem um aumento em seu nível de percepção olfativa.

Isso pode ser muito bom para algumas gestantes e para outras, não.  Isso porque, em algumas situações essa percepção aguçada do olfato, pode deixar a mulher em situações bem desconfortante.

Expansão do tamanho do útero

O útero é o órgão responsável por receber o feto, uma casa que oferece proteção e alimentação para o bom desenvolvimento do bebê.

O que muitas mulheres não sabe, é que o útero aumenta até 500 vezes o seu tamanho normal. Mas nada de pânico, pois após a período de gestação, gradualmente ele volta ao seu tamanho original e peso.

Imagem: Daniel Reche / Pixabay

Coração de mãe

Existe um velho ditado popular, que o “coração de mãe, sempre cabe mais um”, a verdade é que essa crença popular, não está apenas falando no sentindo poético e afetivo.

Isso porque, o coração aumenta de tamanho durante a gravidez. Isso ocorre devido ao aumento do volume de sangue no corpo, fazendo com que o coração bate em um ritmo mais rápido.

Nutrição do bebê tem prioridade em relação a gestante

O acompanhamento médico é muito importante durante toda a gestação. Somente o médio saberá direcionar a melhor dieta parta a futura mamãe não ficar desnutrida.

Vale lembrar que, durante a gestação, os nutrientes são absorvidos primeiro pelo feto, depois pela mãe. Essa prioridade visa o bom desenvolvimento do feto.

Outro fato curioso é que, se a mamãe pular uma refeição, seu corpo “roubará” nutriente do seu organismo e transferir para o bebê.

Seu Filho & Você

Fique por dentro dessas e outras dicas e informações sobre gravidez e desenvolvimento do seu filho nos primeiros anos de vida, aqui no Tododia Beleza. Um espaço dedicado a pais e mães, Aprenda tudo sobre gravidez, crianças, amamentação e muito mais.