Quem não quer afinar a cintura, ter aquela barriga sarada ou ir à praia de biquíni, sem se preocupar com aquelas gordurinhas a mais?

Com certeza este é o sonho de consumo de muitas mulheres hoje em dia. Mas, as vezes dietas e exercícios não são suficientes para conquistar o tal abdômen sarado. Sabendo disso, muitas mulheres estão recorrendo a chamada cirurgia de  Lipoaspiração.

Afinal, o que é Lipoaspiração?

Após pesquisa feita com os países que são campeões de cirurgias plásticas e estéticas, a cirurgia de Lipoaspiração acabou ocupando o 2° lugar em número de procedimentos.

A Lipoaspiração é um procedimento cirúrgico em que parte da gordura acumulada do corpo é retirada através de uma cânula capaz de lipoaspirar. Assim, a Lipoaspiração remodela partes específicas do corpo.  Através da Lipoaspiração gorduras acumuladas nos braços, nas coxas e até da cintura, são retiradas.

Apesar de parecer simples, a cirurgia exige alguns cuidados como, exames prévios. Por se tratar de uma cirurgia, somente médicos capacitados e devidamente credenciados pelo CFM-Conselho Federal de Medicina podem fazer.

Quais os riscos da Lipoaspiração?

Como toda e qualquer procedimento cirúrgico a Lipoaspiração também possui os seus riscos, mas é importante saber que o seu médico irá informá-lo sobre eles. Conheça alguns riscos de acordo com o Portal da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica:

  • Despigmentação da pele e/ou inchaço prolongado.
  • • Queimadura causada pelo ultrassom – técnica de lipoaspiração assistida por ultrassom
  • • Danos em estruturas mais profundas tais como nervos, vasos sanguíneos, músculos e pulmões.
  • • Dor, que pode perdurar,
  • • Trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares,
  • • Fios de sutura podem espontaneamente emergir na pele, tornando-se visíveis ou causar irritação que exija sua remoção,
  • • Possibilidade de novo procedimento cirúrgico.

Como é feita a cirurgia?

A Cirurgia de Lipoaspiração é dividida em algumas etapas.

A Primeira etapa é a da anestesia, que nada mais é que o preparo do paciente para o procedimento. Durante este processo alguns medicamentos são administrados no paciente. Há a sedação intravenosa ou a anestesia geral.

Etapa da Incisão: Após este processo de anestesia a lipoaspiração começa a ser realizada através de pequenas incisões quase não são vistas a “olho nu”.

A terceira etapa: O resultado final da cirurgia irá aparecer logo após diminuir o inchaço e a retenção de líquido após na região operada. Para manter os resultados esperados com a cirurgia você precisa manter todas as recomendações médicas e seguir uma alimentação saudável e praticar atividade física.

O que esperar da Lipoaspiração?

Afinal, o que é Lipoaspiração?
Foto: Public Domain Pictures / Pexels.com

A Lipoaspiração é um procedimento que apesar dos riscos é algo seguro. Antes de decidir fazer a cirurgia é ideal que você converse com seu médico tirando suas principais dúvidas e outros questionamentos sobre o pós – operatório. Como por exemplo, se você terá que usar cinta, quais movimentos poderá fazer e quando deverá retornar ao médico.

Após a cirurgia é normal que a região operada fique inchada, mas com o tempo passa e você poderá avaliar melhor como ficou a cirurgia.

O Pós operatório e a recuperação:

Com o fim do procedimento cirúrgico, malhas de compressão e até bandagens são utilizadas para imobilizar a área operada afim de conter a retenção de líquido e o inchaço. Um dreno também poderá ser colocado nas incisões para drenar possíveis fluídos.

Após a cirurgia é preciso seguir todas as orientações médicas, principalmente fazer o uso dos remédios recomendados pelo médico.

Qual a diferença de lipoaspiração e Lipoescultura?

A Lipoaspiração como vimos anteriormente é um procedimento indicado para pessoas que desejam dar um novo contorno ao seu corpo, retirando os excessos de gordura, já a Lipoescultura retira a gordura de partes específicas do corpo e enxerta em outras áreas. O intuito desta cirurgia é realmente remodelar o corpo.