Os benefícios do Pilates para manter a boa forma e bem-estar

Em alguns países esse tipo de atividade física já é conhecida faz tempo, mas aqui no Brasil se tornou “febre” nas clínicas de fisioterapia e nas academias recentemente. É o chamado Pilates, conhecido por ajudar a manter a boa forma e contribuir para o bem estar, não só físico, mas também mental.

Essa modalidade de exercícios físicos tem atraído cada vez mais adeptos. Conheça um pouco mais sobre as vantagens de se praticá-lo.

Pilates – benefícios para corpo e mente

Criado pelo alemão Joseph Pilates importante pesquisador de exercícios orientais e ocidentais. A ideia era criar uma série de exercícios que levasse ao equilíbrio do corpo, resultando em bem estar e bom condicionamento físico.

Mesmo com movimentos simples o Pilates é uma técnica capaz de promover a elasticidade e fortalecer a musculatura de todo o corpo, bem como trabalhar músculos pouco utilizados e articulações. Tudo isso graças aos movimentos que envolvem muito mais concentração do que força, já que é considerado um exercício de baixo impacto.

Qualquer pessoa pode fazer?

Dentre as principais vantagens do Pilates, sem dúvida esta a possibilidade de qualquer pessoa poder praticá-lo. Ele é indicado para crianças, idosos, homens, mulheres e mais recentemente, vários meios de comunicação divulgaram os seus benefícios também para gestantes, principalmente no inicio da gravidez. Isso mesmo, alguns estudos apontam que os movimentos praticados no pilates podem inclusive auxiliar na hora do parto.

Nos idosos o efeito da prática do pilates é ainda mais benéfico, pois, ajuda no equilíbrio corporal, o que é muito importante, já que com o avanço da idade perde-se parte do equilíbrio do corpo o que aumenta o número de quedas, por exemplo. Outro ponto eficaz do pilates é fortalecer e trabalhar os músculos do corpo que também perdem sua tonicidade com o tempo.

Assim, essa modalidade de exercício pode nos trazer inúmeras vantagens, desde a nossa consciência corporal, nos possibilitando andar e sentar corretamente até melhorias no nosso corpo em geral.

Confira alguns benefícios principais:

  • Melhora a circulação sanguínea do corpo
  • Contribui para o alívio de dores em especial as de fibromialgia
  • Melhora a qualidade do sono o que reflete no seu bom humor
  • Mantém o corpo em forma
  • Diminui a ansiedade, um estudo recente da Universidade de Tel Aviv, apontou que pessoas que praticavam pilates diminuíram suas crises de ansiedade.
  • Previne lesões nas articulações.
  • Contribui para o seu bem estar deixando a pessoa relaxada
  • Aumenta a elasticidade dos seus movimentos

Para quem é ideal?

Bem, já sabemos que o Pilates cuida do corpo, nos ajudando a manter uma boa forma, além de contribuir para o bom funcionamento de alguns órgãos, porém não é só para o emagrecimento e uma boa postura que o pilates é indicado, ele também é uma ótima saída para todos aqueles que desejam uma melhor qualidade de vida.

A rotina do dia-a-dia nos obriga cada vez mais a aguentar duras cargas emocionais, principalmente a de estresse, além disso, é muito comum nos sentirmos sem ânimo para atividades diárias e até mesmo para o trabalho. É aí que entra o Pilates. Muitos de seus movimentos são baseados na concentração, por não se tratar de movimentos monótonos, e tamanha simplicidade acaba por facilitar sua execução o que se reflete em bem estar.

Apesar de todas as vantagens da prática do pilates algumas recomendações são necessárias. Com o aumento da procura pelo pilates muitas academias acabam oferecendo esta modalidade, mas é preciso ficar bem atento, e procurar uma academia ou clínica que possua um profissional especializado em Pilates, assim, você não traz riscos para sua saúde. Lembre-se é sempre bom fazer uma atividade física, até a próxima.