A Rinoplastia ou cirurgia plástica no nariz, é uma das intervenções estética cirúrgica mais realizada no mundo, basta olharmos algumas celebridades antes e depois e notar, que em menor ou maior grau, muitas delas, já fizeram a rinoplastia, sendo essas atrizes e celebridades, grandes inspirações para mulheres que desejam  fazer uma cirurgia plástica no nariz.

Rinoplastia, cirurgia plástica no nariz em busca da harmonia facial

Algumas mulheres pensam em fazer desde cirurgias plásticas, até mesmo alguns procedimentos estéticos no rosto. Dentre as cirurgias mais feitas estão a de nariz, a chamada Rinoplastia. O nome pode soar estranho, mas já é um dos procedimentos mais realizados no mundo todo.

Afinal, quem nunca quis afinar o nariz? ou diminuir ao seu tamanho? Além disso, existem outros fatores que podem levar alguém a fazer este procedimento, como problemas de saúde.

Recentemente uma pesquisa mostrou que o nosso nariz diz muito sobre a nossa personalidade, e não é pra menos ele é um dos elementos fundamentais do rosto, podendo ou não trazer harmonia para a face. De acordo com a pesquisa publicada no Journal of Craniofacial Surgery, existem 14 tipos de nariz.

O que é a Rinoplastia?

A cirurgia de Rinoplastia ou plastica do nariz é usada como forma de trazer harmonia ao rosto, eliminando algumas imperfeições ou em alguns casos corrigir a estrutura do nariz para acabar com problemas respiratórios do paciente.

O que pode ser feito em uma cirurgia plástica do nariz?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica a Rinoplástia pode mudar os seguintes aspectos do nariz:

  • A largura do dorso nasal,
  • Narinas grandes, largas ou arrebitadas,
  • Assimetria nasal e desvio,
  • O perfil do nariz,
  • A ponta do nariz, que pode ser grande, caída ou muito arrebitada,
  • O tamanho do nariz, em relação a demais estruturas faciais.

Pra quem a cirurgia é indicada?

A Rinoplastia é uma decisão pessoal, assim, pode ser indicada para pessoas que desejam finalidades estéticas desde diminuir o nariz, por exemplo, ou para pessoas que tenham dificuldades respiratórias que possam ser resolvidas com o procedimento.

A cirurgia pode ser indicada para pessoas que não fumam, são saudáveis e tem acima de 13 anos, entre outras indicações.O que pode ser feito em uma cirurgia plástica do nariz?

Conheça alguns riscos da cirurgia:
Por se tratar de uma cirurgia, a Rinoplastia pode trazer alguns riscos como descreve o portal da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, conheça alguns destes riscos.

  • Dormência ou demais alterações de sensibilidade na pele,
  • Fios de suturas podem espontaneamente emergir na pele, tornando-se visíveis ou produzir irritação que exijam sua remoção,
  • Possibilidade de novo procedimento cirúrgico.
  • Perfuração do septo nasal (um orifício no septo nasal) pode desenvolver, no entanto, não é comum e tratamento cirúrgico adicional pode ser necessário para reparar o septo. Em alguns casos, pode ser impossível corrigir esta complicação,
  • Despigmentação da pele e/ou inchaço prolongado,
  • Podem ocorrer alterações na via aérea nasal após a rinoplastia e a septoplastia, podendo interferir na passagem normal de ar pelo nariz,
  • Dor, que pode perdurar,
  • Complicações cardíacas e pulmonares.

Não se preocupe, o seu cirurgião poderá esclarecer outras dúvidas sobre o procedimento e principalmente sobre o Pós operatório.

Fiz a cirurgia e agora?

É fundamental que você siga todas as instruções do seu médico, para que haja sucesso no procedimento. É importante também evitar qualquer lesão na região do nariz ou qualquer esforço.
Com o fim da cirurgia, será colocado uma espécie de gesso e também tampões para poder dar apoio a estrutura do nariz recém operado.

O que esperar desse tipo de procedimento?
Um dos pontos principais desta cirurgia é a cicatrização, após o procedimento é normal que o nariz permaneça algum tempo inchado em alguns casos o inchaço pode demorar mais de um ano, por isso, é sempre bom você entender e se informar com seu médico a respeito do Pós operatório.

Embora seja uma cirurgia definitiva a nova estrutura do nariz pode continuar se remodelando com o tempo, isso porque a cartilagem do nariz pode ficar se movendo alterando o resultado da cirurgia.

Enfim, como qualquer procedimento a ser realizado no corpo a Rinoplastia requer cuidado e bastante informação, por isso, converse com seu médico e tire todas as dúvidas antes de decidir fazer a cirurgia.