A rotina do seu lar vai ser totalmente modificada com a chegada do bebê e, certamente, preciso deixar tudo preparada de antemão, como roupinhas, acessórios, o quartinho e todo o ambiente da casa, para ser um lugar tranquilo, seguro e agradável para o seu bebê

Montando o enxoval para o seu bebê

A cada dia que passa a ansiedade aumenta. São tantos os preparativos e as dúvidas que muitas vezes você chega a perder o sono! Calma, toda mamãe de primeira viagem passa por isso e antes de tudo, saiba que é absolutamente normal. Daqui há um tempo, ao lembrar dessa fase, você vai até achar engraçado as dúvidas e as incertezas dessa época.

Pode ter certeza que o seu instinto materno irá te indicar o melhor caminho e que tudo vai sair direitinho nessa nova e deliciosa fase da sua vida. Para te ajudar, preparamos algumas dicas básicas quanto ao enxoval do seu bebê. Itens que você vai precisar e que irão facilitar sua tarefa.

Preparando a rotina para a chegada de um novo membro na família

A rotina do seu lar vai ser totalmente modificada com a chegada do bebê e, certamente, você já deixou tudo preparado de antemão. É fundamental que os itens de higiene e as roupinhas estejam dispostas de maneira prática, assim tudo que você precisar estará sempre à mão.

É importando deixar tudo organizado antes de ir para a maternidade

Procure organizar o material de higiene, deixando tudo separado e embalado, assim você garante a limpeza e a qualidade dos produtos. Lembre-se sempre de estar com as mãos bem limpas antes de fazer a troca de fraldas ou qualquer outro procedimento, retirando também anéis, relógios e pulseiras.

Mantenha o ambiente climatizado e harmonioso, afinal serão os seus momentos de intimidade com o bebê e ele vai perceber o cuidado e o carinho da mamãe.

Cuidados diários com o recém-nascido

O cuidado com a limpeza é fundamental, como você já sabe. Prepare o local para o banho, e deixe a água morna. O ideal é que a temperatura esteja pouco acima dos 26 graus e que o local não tenha correntes de ar.

Comece pelo rostinho, depois o corpo e os membros, deixando a cabeça por último. Para secar, no entanto, comece pela cabecinha e não esqueça das dobrinhas.

Um banho diário é suficiente, sempre utilizando água filtrada e sabonete próprio para a idade. As trocas de fraldas devem ser feitas sempre que necessário.

A limpeza deve ser completa, para que não fiquem resíduos e que se evitem as assaduras. Não é necessário usar sabonete todas as vezes, uma vez ao dia é suficiente. As demais trocas, faça a limpeza apenas com água abundante.

Roupinhas para bebê requer cuidados quanto a higiene e segurança

Outra grande dúvida é quanto as roupinhas e neste quesito o que vai prevalecer é o seu bom senso. Avalie as condições climáticas locais, da época do ano e vista o bebê adequadamente, sem exageros.

As roupas devem ser confortáveis, preferencialmente de algodão, fáceis de manipular e claro, estarem sempre limpas. Para lavar as roupas, prefira o sabão de coco e dispense qualquer outro produto. Separe baldes e demais produtos exclusivos para lavar as roupas, e passe com ferro bem quente.

Para a limpeza do ambiente, use apenas água e sabão neutro, sem varrer ou espanar. Lembre-se de colocar o bebê para dormir sempre de barriga pra cima, prefira os brinquedinhos de borracha nos primeiros meses, coloque uma música suave e principalmente, converse muito com o seu bebê. Aproveite essa fase, com todo o cuidado e carinho.